domingo, 21 de outubro de 2007

João 15:14


- Josias, vai arrumar o teu quarto! – Pediu a mãe.

- Está bem! – Respondeu o Josias. No entanto, ao passar pela sala e olhar para a televisão, distraiu-se e daí a um bocado, chamava novamente a mãe.

- Josias, já te pedi para ires arrumar o quarto.

- Já vou mãe. – Respondeu o Josias. Mas como estavam a passar uns desenhos animados tão divertidos, deixou-se ficar.

A mãe apareceu com a roupa engomada nos braços na sala, e de repente ao ver o Josias em frente da televisão, assumiu um ar zangado.

- Josias, o que é que eu te pedi para fazeres? – Perguntou mesmo zangada.

- Vou já mãe. – Respondeu o Josias aborrecido.

- Não é já, é agora. – Rematou a mãe.

- Porque? – Perguntou o Josias muito aborrecido.

- Porque eu te pedi que o fizesses.

- Deixa-me só acabar de ver estes bonecos. – Pediu ele.

- Não Josias, já viste desenhos que chegassem. Agora, se faz favor, vai arrumar o teu quarto.

Muito aborrecido o Josias foi para o seu quarto. Mas distraiu-se com um brinquedo e esqueceu-se de arrumar o quarto. Quando a mãe passou pela porta do quarto ficou muito zangada com ele.

- Josias, não te volto a dizer para arrumares o quarto. – Disse a mãe continuando o seu caminho.

O Josias não percebia o que fazia a mãe ficar tão zangada. Por isso cruzou os braços e sentou-se na cama com ar de birra.

A mãe voltou a aparecer no quarto e desta vez estava tão zangada que até levantou a voz.

- Josias!!!! Porque é que ainda não arrumaste o teu quarto?

- Porque é que estas tão zangada? – Perguntou o Josias fazendo beicinho.

- Porque já te pedi que o fizesses muitas vezes, e tu ainda nem a cama soubeste fazer.

- Porque é que eu tenho que fazer a cama? – Perguntou indignado.

- Ora porque?! Porque daqui a pouco chega a avó e o avô e vão ver o teu quarto neste estado e depois pensam que tu és um menino muito desarrumado!

- Mas porque é que estas zangada? – Perguntou novamente.

- Eu não me zangava contigo, se fizesses o que eu digo. – Explicou a mãe. – Agora sem mais conversa, quero ver esses bracinhos a por tudo no lugar.

Desta vez a mãe não arredou pé do quarto do Josias até que ele cumprisse a tarefa.

Na escola, num outro dia, o professor distribuiu umas fichas para os meninos fazerem uns exercícios. O Josias já estava cansado de os fazer, por isso virou-se para trás e começou a falar com o Tiago.

- Josias, vira-te para a frente. – Pediu o professor. O Josias nada fez.

- Josias, - voltou a chamar o professor. – Vira-te para a frente. O Josias obedeceu, mas uns momentos depois já estava novamente virado para trás.

- Josias! – Chamou o professor já zangado.

- Sim, professor.

- Vira-te para a frente. Não te volto a dizer.

- Porque professor? – Perguntou o Josias cruzando os braços.

- Porque estás a distrair o teu colega.

- Porque é que está tão zangado? – Perguntou fazendo beicinho.

- Se tu o tivesses feito quando to pedi da primeira vez, eu não estaria agora zangado.

Em casa, a mana que era uns bons anos mais velha que o Josias, ajudava-o com os trabalhos de casa.

Mas o Josias queria era ir brincar.

- Josias, vá, já falta pouco. Primeiro vamos acabar o que ainda tens para fazer?

- Porquê mana?

- Porque se os acabares agora, ficas com mais tempo para brincar.

- Mas mana, eu já estou farto. – Disse o Josias cruzando os braços.

- Eu também estou cansada, vá, acaba lá isso para irmos brincar.

- Não quero.

- Josias! – Disse a mana começando a ficar zangada. – Pega no lápis e acaba essa conta.

- Porque?

- Eu já te expliquei porquê. – A mana já estava a perder a paciência.

- Mas eu já estou cansado. – Disse começando a fazer beicinho.

- Eu é que já estou a ficar farta desta conversa. – A mana estava mesmo a ficar zangada. Até começou a levantar a voz!

- Porque é que estas zangada? – Perguntou indignado.

- Porque não fazes o que te peço.

- Mas eu quero ir brincar contigo.

- Não vais brincar enquanto não acabares os trabalhos de casa.

- Porque é que estás zangada? Já não és minha amiga?

- Se eu não tivesse que te pedir tantas vezes a mesma coisa, não me zangava contigo e nós seríamos sempre amigos! – Explicou a mana.

Na escola dominical, naquele domingo, a professora ensinou aos meninos, que Deus ficava contente quando os meninos se portavam bem, porque podia ser seus amigos. Pediu aos meninos para abrir a Bíblia em João 15:14 e pediu ao Josias para ler em voz alta.

- Vocês serão meus amigos se fizerem o que vos mando. – Leu o Josias, um pouco atrapalhadamente, pois ainda não lia tão bem como os meninos grandes.

- Muito bem, Josias. – Elogiou a professora. – Sabes quem disse estas palavras? – Perguntou.

- Foi Jesus. – O Josias respondeu muito acertadamente.

- Pois foi. E sabem porquê? – Perguntou também aos outros meninos? Como os meninos abanaram a cabeça, a professora respondeu:

- Porque Jesus gosta tanto de vocês, que quer ser vosso amigo. A mãe não se zanga quando vocês se portam mal e não obedecem? – Todos acenaram afirmativamente com a cabeça. – Quando estão zangados um com o outro, não conseguem ser amigos. Para não zangarem a mãe, têm que se portar bem. Para Jesus ser vosso amigo, vocês tem que ser meninos obedientes.

O Josias percebeu tudo e dali em diante tentou portar-se bem. E viu que era verdade o que a professora ensinara, pois a mãe, o professor e a mana andavam muito mais contentes com ele.

Escrito por: Magna Santos

1 comentários:

Anónimo disse...

Ali em cima está escrito Bernardo em vez de Josias. Abraço.